quinta-feira, 15 de maio de 2008

JAC - Jornalismo Assistido por Computador

O computador alterou profundamente a forma de fazer Jornalismo. O processamento de texto facilita a elaboração das notícias. Para além disso, ao contrário da máquina de escrever, o computador permite guardar textos antigos, sons e imagens que podem ser facilmente alterados.
Assim surgiu a noção de “JAC”, jornalismo assistido por computador. Este tem que ver sobretudo com os avanços que o computador possibilitou ao jornalismo, especialmente na recolha, tratamento e difusão de notícias.

A expressão “JAC” vem da noção de “Computer Assisted Design” (CAD). Sabe-se que a informática proporcionou ao desenho industrial uma maior facilidade e rigor na execução das tarefas.

Com um computador, o jornalista pode andar sempre com o seu material de trabalho. É pois hoje uma ferramenta indispensável que simplifica a recolha e organização da informação. Assim, com programas de base de dados, de agenda, de folhas de cálculo e de estatística, o jornalista pode organizar e gerir muito melhor o seu trabalho.

Há centros como o NICAR (National Institute for Computer-Assisted Reporting) e o DICAR (Danish International Center for Analytical Reporting) que promovem exclusivamente o uso do JAC na recolha de informação.

Uma mais valia para o trabalho jornalístico é o computador estar ligado à Internet. Esta permite aceder a informações de todo o mundo de forma praticamente instantânea, alterando radicalmente a maneira de investigar no jornalismo. Com ela, torna-se possível receber notícias directamente das agências, participar em grupos de discussão, subscrever newsletters, contactar fontes diversas e longínquas muito mais rapidamente.

Hélder Bastos, no seu livro Jornalismo Digital diz que a utilização da rede "como instrumento privilegiado de contacto com as fontes e de pesquisa de conteúdos (...) Neste particular, podemos situar a Internet como uma componente essencial do jornalismo assistido por computador, o qual engloba (...) a pesquisa online".

Actualmente, o jornalismo é cada vez mais pensado em digital on-line mas a verdade é que na reportagem assistida por computador este é visto mais como uma ferramenta de trabalho e não tanto como um ponto de difusão de notícias.


Links úteis sobre o assunto:

http://www.fnpj.org.br/grupos.php?det=8
http://www.ire.org/training/bootcamps.php
http://www.ire.org/training/specialized.html
http://www.poptel.org.uk/nuj/mike/lecture.htm
http://www.ajr.org/Article.asp?id=4509
http://www.ire.org/training/miami08/
http://www.ire.org/training/cleveland07/
http://com.miami.edu/car/cox00.htm
http://investigacion.org.mx/index1.html

Sem comentários: